domingo, 6 de setembro de 2009

Aniversário da Lele e Cupcakes!

Niver da Lele, muita gulodice e os cupcakes da Tia Paula :D
Enfim...alguns cupcakes...minha irmã faria o aniversário da pequena Lele, e combinamos de fazer os bolinhos decorados, fiquei contente pois há muito tempo queria fazê-los mas com algum motivo.
Tempos atrás comprei pela Internet através da Celebrate (representante da Wilton) algumas forminhas decorativas, livretos para fazer os cupcakes e pedi a uma amiga que recebesse em sua casa no RJ, chegando em Curitiba ela me entregou a encomenda, com isso economizei um pouco no frete .
Depois fui correndo para algumas lojas comprar saquinhos, bicos pitanga, ingredientes do bolo (receita de um brownie do curso da Dalva, do Golden Gate), formas de muffins para "segurar" os cupcakes, a cobertura ...com quase tudo pronto na mão, chequei se não havia esquecido de nada, adoro adiantar as coisas para que o outro dia seje mais "calmo" vocês também são assim??? Já me chamaram de neurótica mas acho que sou mesmo...pois corro para deixar as coisas adiantadas...mesmo assim ás vezes ainda tem alguns percalços no meio do caminho...
Falando em brownie, pesquisei algumas receitas, e a maioria tinha bastante açúcar, mesmo assim fiz, pois adoro este bolo, para se comer em pequenas porções como os cupcakes rsrsrsr...o que eu fiz foi economizar um pouco na cobertura de decoração, fiz pequenas "pitangas" para não ficar enjoativo...
Faltava ainda a receita da cobertura do cup...procurei em vários lugares, mas escolhi a do blog Brigadeiro de Colher a qual gentilmente me passaram a cobertura de chocolate para decoração, obrigada meninas, deu certo a receita viu...
Queridas (os) blogueiros quem tiver mais receitas e principalmente para coberturas dos cup podiamos trocar umas idéias, já vi em vários blogs que tem um pessoal que gosta destes bolinhos...

Produção em série dos cupcakes tudo rosinha.
Cupcake do lado esquerdo cobertura de chocolate e do direito chantilly.
Um pequeno bolo para ficar no meio dos cupcakes.
O bolo no meio dos cupcakes...ficou uma graça.
Olhem que lindo estes copinhos quadrados, as gelatinas coloridas feitas pelo cunhado.
Os brigadeiros e beijinhos feitos pela minha querida irmã também estavam uma delícia. Colocados nestas caixinhas ficaram um charme.
Cupcake (de brownie) Ingredientes:
225 g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
120 g de chocolate amargo picado (usei o chocolate ao leite)
300 g manteig picada
260 g açúcar refinado
4 ovos batidos levemente
2 colheres (chá) de açúcar de baunilha (como não tinha não usei)
2 xícaras (chá) de nozes picadas (bem miudo)
20 forminhas impermeáveis tamanho grande de muffin (opcional mais 20 decoradas)

Modo de preparo:
Peneire o trigo com o sal
Derreta o chocolate, acrescente a manteiga e o açúcar
Bata levemente os ovos com a baunilha, misture o trigo, e o chocolate
Por último as nozes picadas
Coloque nas forminhas impermeáveis através de um saco grande de confeitar, dá mais trabalho mas vai mais rápido e suja menos do que com uma colher, coloque a massa até 1/3 ou 1/2 da forminha de papel.
Utilizar um forma de assar muffin de 6 ou 12 porções (usei para assar o cup cake, caso contrário a forma de papel pode se esparramar dentro do forno)
Assar em forno 180 graus por + ou - 20 minutos
Receita rendeu 20 bolinhos na forminha a grande.

Decoração:
confeitos diversos (em forma de coração, florzinha, borboleta etc...)

Cobertura 1
- 200 g de Better Cream sabor nata (a caixa geralmente vem de 900 g, o que não usar guarde na geladeira para outro receita)
Bata até ficar firme, o Better Cream batido vira um chantilly com sabor, ele fica bem mais encorpado e durável que o chantilly normal, por isso é ótimo encima dos cupcakes. Pode ser substituido por um marshmallow bem consistente, creme de manteiga....
Faça a decoração como mostra aqui.
Jogue os confeitos a gosto e de acordo com o tema.

Cobertura 2
- 250 g de chocolate branco
- 80 g de creme de leite
- 1 pouco de gel alimentício na cor rosa (para 200g usar aproximadamente uma porção do tamanho de um arroz)
Derreta o chocolate aos poucos no microondas, retire e misture o gel, depois coloque o creme de leite, vai ficar um pouco mole, coloque na geladeira por uns 3 minutos ou até que tenha consistência bem firme (mas maleável) para ser colocado no saco de confeitar.
Faça a decoração como mostra aqui.
Jogue os confeitos a gosto e de acordo com o tema.

Dicas:
-Caso não tenha aforma de muffin para segurar o cupcake, pode usar forma de empada grande, forma meia lua (do petit gateau)...
- Não usei forminhas impermeáveis, usei forminhas de papel normal para assar os cupcakes, depois morninho tirei com cuidado pois até achei que ficou um pouco oleoso e coloquei formas mais bonitas, as coloridas que minha irmã comprou e as decoradas da Wilton.
- Use saco de confeitar grande e bico pitanga grande para fazer a cobertura.

Gelatina colorida
Essa receita podia ir para o "No Olhometro", nesta festa minha irmã fez 3 pacotes de gelatina sabores limão, morango e abacaxi, fez de acordo com a embalagem. Em cada copinho quadradinho (aproximadmente 50 ml), colocou-se um pouco de gelatina de limão, e foi para geladeira, depois de uns 20 minutos, colocou-se de outro sabor e assim até terminar as três camadas, o visual ficou muito bonito.


37 comentários:

  1. Paula ficaram lindos amiga! A Lêle teve ter amado td issu! Parabéns ficou um espetáculo! Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Paula,
    Que bela festa! Menina vocês capricharam mesmo, hem? Achei tudo lindo e charmoso. O interessante é que minha irmã, que está grávida, me pediu para fazer pra ela um bolo, para um chá de bebê, e eu pensei em fazer uns cupcakes!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa essa mesinha de aniversário, que encanto, que delicadeza.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico!!! Os meus Parabéns à Aniversariante e à Cozinheira :-P
    Ficou tudo delicioso :-P

    Bjokas***

    ResponderExcluir
  5. aiaiai...que saudade de festa de criança...meu filhote é o mais novo da familia e já vai fazer 19...snif snif...kkkkk
    Parabéns ficou muito lindo...pena que não fui pra festa...hihihihi
    Bjinhus e bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  6. Paula ficaram ótimos os cupcakes e o bolo.
    Eu tb tenho muita vontade de fazer uns assim decorados. Tenho o material, mas nunca fiz.
    Me assusto um pouco com o saco de confeiteiro, mas quero muito aprender.
    O Butter Cream é muito utilizado, mas eu acabo não fazendo pela quantidade de gordura. Dai só numa ocasião especial como vc fez.
    Bjs e parabéns a aniversariante! :)

    ResponderExcluir
  7. Paula, eu sou maior fã de cupcakes,rsrsrrs. Tenho mania de fazer uns de chocolates e outros de cupuaçu.

    Queria ter tido a sorte de participar desse aniversário! Tanta coisa linda e gostosa....


    Grande beijo e ótimo feriado

    ResponderExcluir
  8. Paula, primeira vez que passo aqui e posso dizer que amei os seus cupcakes. Estão tão, tão meigos! Eu adoro cupcakes! Meu sobrinho nascerá dia 08 a minha intenção era prepará-los para dar na maternidade, mas como vc.disse, percalços amiga.... ENfim, vamos em frente! Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida Paula!!
    Obrigada pela linda visita e pelo carinho....
    O seu blog é maravilhoso, parabéns...
    Tem muitas comida deliciosa hein?
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Estou de queixo caido, está tudo lindoooo, belissima produção, voçes arrasaram.
    bjss

    ResponderExcluir
  11. Paula, que charme esses bolinhos!!Amei!!Pensei em fazer pro niver da Bia, muito legal!! Grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Paulinha, que lindinhos....como vc deve saber, tb me aventuro em fazer cupcakes, podemos trocar receitas sim...
    Vou fazer dia 12 pra inauguração do atelier da minha filha alguns com suspiro e outros com chocolate...
    Quando fizer, posto as fotos, ok?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que lindos! Coincidência das coincidências: acabei de postar a receita dos meus primeiros cupcakes hehehe.
    Abração

    ResponderExcluir
  14. Querida, que arraso estes capcakes, a receita está perfeita, a cobertura fôfa e a decoração muito alegre e feminina, imagino que a Lelê e a família toda deve adorado. Parabéns a você e a aniversariante. Bj grande.

    ResponderExcluir
  15. Paula, se é por uma causa justa, que saiamos do serio...
    Os cupcakes ficaram lindinhos.
    Acabei de comprar esses copinhos quadrados, achei uma graça!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Paula, que lindo, eu também sempre quis fazer cupcakes, mas até agora não rolou. Amanhã é aniversário da filhota (26) mas ela está longe (lá no Recife) então não dá pra fazer nada dessa vez. Parabéns, ficaram realmente muito lindos!!! Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  17. Amiga...que maravilha!!!A Lêle amou!!!
    Adoro entrar aqui...minha pedição rsrsr..
    Ficaram lindosss...
    Parabéns!!!
    Beijokinhas no coração...
    Com carinho:
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  18. Paulinha, está na hora de você começar a trabalhar com isso!
    Ficaram lindos!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Que coisa mais linda!
    Parabéns viu, muito capricho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Paulinha, que LINDOS!!!! Adorei tudo! Os bolinhos, os enfeites, o creme rosa, as forminhas... deve ter sido uma festa muito legal!!! Diga-me, onde vc comprou as forminhas coloridas, estou precisando tb. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  21. These are just beautiful. I wish I could read the text, too.

    ResponderExcluir
  22. Paula, que legal que vc gostou, bjs

    Smsn, obrigada, bjs

    Samma, valeu,bjs

    Marly,foi tudo bem simples, mas bem criativo, espero que vc faça mesmo, eu adorei, bjs

    Elisabete, obrigad apelo comentario, ficou bem fofo mesmo ete cor de rosa, bjs

    Romy, obrigada, darei os parabens, ela ficara contente, bjs

    Rose, a proxima te convido, bjs

    Claudinha, mas tem que usar o bico, depois que pega o jeito vc não para mais, tenta e me fala, e quero ver seus cupcakes viu...bjão

    Ana, quero estas receitas, bem diferente d cuuaçu hummm, bjs

    Margarete, espero que faça, compre as coisas bem antes , vá juntando e é rapidinho vc vai ver...depois que pegar a pratica não vai parar mais, bjs

    Dezinha, espero que sempre apareça por aqui, bjs

    Abelhinha, foi tudo bem simples e colorido, bjs

    Carol, faça que vc vai gostar, bjs

    Glorinha, posta tudo depois...e com receitinha rsrsrsr, bjs

    Rosane, adorei a receita bem nutritiva, bjs

    Téia, obrigada pelos comentários, a Lele ficou super feliz, bjs

    Gina, em casa somos meio formiga, faço de vez em quando para o marido não brigar comigo, bjs

    Rachel, obrigada, e parabens para sua filhota, bjs

    Simone, a Lele adorou tudo, obrigada pelos comentarios, bjs

    Nana, eu adoro confeitaria, quem sabe um dia, bjão

    Fla, adoro tudo isso, bjão

    Chara, comentei no seu blog ok, bjão

    The Chocolate Priestess, welcome and thanks for visiting the blog, I hope you got read in English, hugs

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pela visita :)
    Estes seus cupcakes ficaram uma maravilha
    Beijinho

    ResponderExcluir
  24. Nossa que lindo!! Adorei!!!!
    Linda festa, linda mesa e lindas gostosuras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. hummm adorei teu blog, que delicia, te conheci la pelo blog da Chris, sou Jessi, e moro tb em Curitiba.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. ARRASOOOOOU!!!
    Nossa, ficou tudo muito lindo!!! AMEI!!
    Parabéns, tá tudo de babar haeiuaeahuehauei

    ResponderExcluir
  27. I adore cupcakes! And yours are amazing ;)

    ResponderExcluir
  28. Nossa tô maravilhada com estes bolinhos!! Lindos mesmo. Obrigada pelo seu comentário no meu blog!
    Eu e a Jéssica acima participamos de um fórum entitulado Papo de Comadres, com membros do mundo inteiro, mas que tem muitas participantes aqui de Curitiba. Se vc se interessar em participar tem que solicitar inscrição através do e-mail
    papo-de-comadres@googlegroups.com e aguardar aprovação.
    Encontro de blogueira é uma boa, desde que seja um encontro light!!! rsrsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Hummmmm...

    que bacana, vc conseguiu seus cupcakes! Ficaram muito bons, viu?

    E devem ter ficado umas gostosuras tbm!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  30. Paula, muito legal seu blog. Lindos Cupcakes! Se topar podemos colocar algumas fotos e a receita em nosso blog... o que acha?

    Equipe BarraDoce

    ResponderExcluir
  31. Fantásticos esses cupcakes, estou louca para fazer uma fornada dessas.
    Bjks

    ResponderExcluir
  32. Ola Paula que lindo bloggg!!
    Esta ja foi meu papel de paredetbm é lindooo
    e que bom ter mias uma amiga blogueira !!
    Adorei esses cupcakes !! ficou muito lindoo
    e muito bem vinda ao comidinhas e coisinhas !!
    ja estou lhe seguindo tbm e vou add vc na pag inicial!!
    espero suas visitas
    beijos mill

    ResponderExcluir
  33. Oi Paula,
    Acabei de fazer uns bolinhos de uma receita que peguei na net, e não deram certo...
    Não cresceram, e ficaram super secos, quase torrados.
    Amanha vou tentar a sua receita, mas só queria tirar uma dúvida... não vai fermento???
    Obrigada,
    Dani

    ResponderExcluir
  34. Onde achou o Better Cream em Curitiba?
    Obrigada,
    Dani

    ResponderExcluir
  35. Dani..nesta receita não vai fermento,e o better cream achei na "casa do confeiteiro", perto do Mercado Munucipal.
    Espero ter ajudado,
    Paula

    ResponderExcluir